Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on fev 5, 2016 in Sexta de ideias | 0 comments

Sobre flores e clientes

Sobre flores e clientes

Uma das minhas vizinhas mais queridas chama-se Rosa.

Desde quando cheguei no bairro, fomos apresentados e pude perceber como o seu jardim era lindo.

“Ela tem mão boa para plantas”, diziam alguns moradores.

Pois essa semana, passo em frente da casa de Dona Rosa e a vejo retirando plantas, reformando os canteiros e “organizando” melhor as coisas.

“Dona Rosa, o que está fazendo?”, bisbilhoto eu…

“Vou manter apenas as plantas mais antigas, aquelas que já se acostumaram aqui em casa…”, explica ela e completa “está difícil manter tudo vivo e bonito…”

Dei um sorriso e prossegui minha caminhada.

“Está difícil manter tudo vivo…” é a frase síntese do nosso momento econômico e comercial.

O ano de 2015 foi enxuto, magro, “diet”.

As empresas compraram menos e as ações de conquista não performaram tanto.

2015 foi um ano de manutenção das conquistas, de avaliação das relações para retenção dos melhores clientes.

Em momentos assim, a reformulação do canteiro é fundamental.

Quem está feliz conosco? Quem toma pouco sol e não floriu?

Com menos espaço no solo, menos adubo e pouca chuva, precisamos focar nas plantas que já se acostumaram e gostam do que oferecemos.

Creio que esse olhar veio para ficar e a ansiedade empresarial de expansão e conquista será cada vez mais qualitativa.

Mais importante que lotar o jardim de flores é valorizar as mais fiéis e duradouras.

Como está o seu jardim de clientes em 2016?

Diretor de atendimento e planejamento da Fine Marketing, especialista em comunicação dirigida e varejo. Atua também como consultor em treinamento de equipes comerciais.

“Sexta de ideias” é o Informativo semanal da Fine Marketing.

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This