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15/03/2017 | Sexta de ideias

Saio de casa e logo na calçada, vejo dois rapazes vestidos de mulher.

Felizes, passam por mim e me apontam… “olha a cabeleira do Zezé…”

É o Carnaval chegando e abrindo espaço para que você, eu ou meu vizinho mudemos de identidade por alguns dias.

Identidade é um conceito polêmico. Ninguém mais diz o que é. Quase todo mundo exibe o que quer ser.

Em Marketing, isso nos causa embaraços e nos desafia a investigar muito mais hábitos e valores do que nomes e endereços.

O perfil comportamental dos consumidores mostra-se cada vez mais detalhado e, por isso, segmentado.

Ao perguntar a uma empresa, qual o seu público alvo, temos como resposta mais imediata, o sexo, a idade, o estado civil, a escolaridade…

E se, como provocação, perguntarmos o time de futebol, a lazer de fim de semana ou as preferências políticas deste público, logo surge um silêncio.

Preste atenção nos seus amigos. Eles estão com você pelo gênero, pela idade ou por dividirem uma pizza de aliche em plena sintonia, enquanto ouvem Adele?

Precisamos buscar esta similaridade em nossos clientes, as reais causas de ligação entre eles e a nossa marca.

Desta forma, “atrás nosso trio elétrico, só não virá quem já morreu…” e a fidelidade vai durar muito além da 4ª feira de cinzas.

Diretor de atendimento e planejamento da Fine Marketing, especialista em comunicação dirigida e varejo. Atua também como consultor em treinamento de equipes comerciais.

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