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5/05/2018 | Sexta de ideias

A semana foi de provas e expiações a Mark Zuckerberg que ficou explicando os “pecadinhos” que a sua santidade Facebook havia cometido junto aos internautas.

As empresas são ávidas por informações de seus clientes.

  • Saio da loja e sou convidado a digitar minha satisfação numa máquina…
  • No caixa da farmácia, a placa sugere, “Gostou do atendimento?”
  • No dia seguinte à revisão do carro, o e-mail já nos dá “bom dia” e pergunta, “Gostou da oficina?”

Passei a vida ouvindo que “a voz do povo era a voz de Deus” e, talvez por isso, não faltem canais para que todos possamos registrar nossas experiências de consumo.

O que percebo ainda como deficiência, é a pouca agilidade das empresas, no plano de ação pós pesquisa.

Se todas querem ouvir a voz Deus, muitas são reticentes no retorno aos votos de perdão e melhores condutas.

Pesquisar clientes é uma ação de relacionamento das mais íntimas.

Precisamos definir muito bem o que perguntar, o que devolver e, sobretudo, o que fazer com os dados obtidos.

Deus nunca se nega a nos ajudar, mas ele espera compromissos de melhoria de quem o cutucou….

Por isso, organize suas pesquisas como uma oração. Perguntas claras e objetivas, foco no público certo e o compromisso de ser uma empresa melhor, após seus pedidos atendidos.

Diretor de atendimento e planejamento da Fine Marketing, especialista em comunicação dirigida e varejo. Atua também como consultor em treinamento de equipes comerciais.

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