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19/05/2017 | Sexta de ideias

Comecei a semana com uma notícia tensa…
(Aliás, quem não começou?)

Uma amiga foi apanhar jabuticabas no quintal da casa da mãe, escorregou e caiu.
Felizmente, não teve grandes fraturas, mas vai ficar imobilizada por algumas semanas.

Sempre digo que, até os 20 anos, apanhamos frutas nas árvores…
Aos 30, compramos no sacolão…
Aos 40 podemos provar na chácara de um amigo…
Mas depois dos 50, devemos colher o que plantamos na vida e torcer para que nos mandem as frutas como presente…

Não deixa de ser admirável a ousadia da minha amiga, mas as consequências sempre são arriscadas.

Com as Marcas, ocorre o mesmo.

Se a marca é jovem, pode e deve buscar públicos diversos, plantar boas sementes e cultivá-las para bons frutos.

Mas de vez em quando, vejo marcas maduras querendo alcançar públicos novos.

Não estou dizendo que a reinvenção da marca seja condenável. Ela pode e deve acontecer, mas precisa ter bons alvos e boas escadas de acesso.

Você entra naquela loja que adora, e encontra tudo desarrumado (ou rearrumado) em função de uma nova proposta…

“Estamos renovando a marca”, explica o vendedor.

Marcas nascem com alma e DNA. Ambos evoluem com os clientes que conquistam e fidelizam.

Ao propor uma mudança, deve-se tomar cuidado com o “pomar” dos clientes fiéis. Um movimento impensado pode afastá-los.

Nunca me esqueço de uma experiência vivida num restaurante estrelado da cidade que resolveu oferecer pratos executivos de 2ª a 6ª feira.

Os novos consumidores chegavam, comiam, faziam selfs, saiam… Já os tradicionais desapareceram pois o lugar deixou de oferecer a calma e a privacidade que eles apreciavam.

Buscar novas colheitas ao nosso negócio é sempre saudável. Mas precisamos avaliar a altura da árvore, o sabor dos novos frutos e a segurança dos clientes atuais.

Diretor de atendimento e planejamento da Fine Marketing, especialista em comunicação dirigida e varejo. Atua também como consultor em treinamento de equipes comerciais.

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